Tema 4 - Problemáticas de investigação


Tema 4. Problemáticas de investigação
Decorre de 7 e 18 de Fevereiro.

No campo da utilização das tecnologias no Ensino/Formação, é frequente que a própria investigação se possa traduzir em alterações profundas.

Para isso, podemos escolher uma vertente de investigação-acção. Mas há uma outra hipótese que permite a criação de projectos de investigação que se traduzem em inovações educativas. Trata-se de um método que podemos intitular Investigação Aplicada sobre o Desenho (design-based research).

Propõe-se, por isso, que cada um procure fazer uma pesquisa sobre este método e coloque aqui o resumo de modo a caracterizarmos em traços gerais este método.

1ª semana (de 7 a 13/2)

1. Identifique e escolha um artigo sobre design-based research (DBR) que gostasse de trabalhar. Uma possível fonte pode ser o special issue The Role of Design in Educational Research ( http://edr.sagepub.com/content/32/1.toc ), mas podem escolher qq artigo que vos interesse sobre DBR.

2. Com base no artigo que escolheu, responda às seguintes questões:

a) Quais os aspectos mais inovadores da abordagem apresentada?

b) De que forma se relaciona com as abordagens tradicionais descritivo/qualitativo e/ou experimental/quantitativo?

c) Que dificuldades antecipam na sua implementação?

d) Quais as principais implicações/conclusões?

2ª semana (de 14 a 18/2)

Partilha de respostas e debate em grande grupo.


Trabalho Realizado:

Design-Based Research

Tive muitas dificuldades inicialmente para traduzir esta expressão de tradução difícil, uma vez que "design", no contexto da investigação, refere-se à concepção de algo.
É um tipo de investigação que procura uma maior conexão entre o processo de investigação e a aplicabilidade das descobertas feitas de modo a melhorar processos, neste caso, de ensino e aprendizagem. Pretende-se uma interligação entre a teoria e a prática.
O objectivo principal é melhorar as práticas educacionais, partindo da colaboração entre investigadores e os agentes envolvidos directamente no ensino (professores, educadores, funcionários, pais, e outros agentes educativos).
Há, neste tipo de investigação, preocupação com a obtenção de resultados pragmáticos, a aplicação de metodologias de campo, a flexibilidade da investigação e a integração de métodos de investigação mistos de recolha de dados.

Deixo aqui um link para o meu artigo >

Em relação ás questões colocadas pelo professor, queria dizer que participei entusiasticamente em todas, e volto a referi que em todas as questões baseei-me no artigo.


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