Tema 3. A Análise de dados
Decorre de 3 de Janeiro e 6 de Fevereiro.
A análise de dados pode ser quantitativa, baseada em informação quantificada, a partir de testes, de questionários e de entrevistas curtas muito estruturadas (caso das entrevistas telefónicas para sondagens de opinião).
Todavia, neste tema, iremos apenas trabalhar a análise qualitativa de dados provenientes de documentos que são consultados (análise documental) ou provenientes de transcrição de entrevistas não estruturadas ou semi-estruturadas, ou ainda de notas de campo.
Vamos por isso abordar a questão da análise do "texto", entendido neste caso como o texto construído a partir do discurso entrevistador-entrevistado.
Vamos aplicar a análise de conteúdo às entrevistas efectuadas.
Para isso, recomenda-se:
1) uma leitura "flutuante", isto é, geral, para ter uma ideia geral da "conversa" e começar a ter uma primeira ideia;
2) começar a assinalar partes das respostas que permitam pensar numa categoria (ex: subvalorização das redes sociais); serão as unidades de registo dentro de uma unidade de contexto onde se situa a "fala" do respondente.
3) fazer este processo a toda a entrevista (não se preocupem se à partida parecerem muitas categorias);
4) depois de a entrevista trabalhada, voltem atrás e procurem ver se as categorias são de facto diferentes; se não forem renomeiem e reorganizem as categorias;
5) voltar novamente ao que já foi feito e procurem ver se as categorias se "encaixam" em categorias mais gerais; nesse caso, criem as categorias gerais e considerem as primeiras como subcategorias.
6) revejam todo o trabalho.
Esta parte é feita por cada um que fez a entrevista. A seguir vamos passar para uma fase de validação inter-investigadores da análise feita.
Coloquei neste espaço um documento tipo grelha que poderão usar nesta análise.
Desta forma, devem, primeiro, até ao final desta semana (9/1), colocar no fórum a transcrição da vossa entrevista.
Seguidamente, até ao final da próxima semana (16/1) devem fazer, individualmente, a grelha de análise da vossa entrevista e disponibilizá-la também no fórum.
Na semana de 17 a 23/1 cada um de vós deverá arranjar um parceiro com quem trocar as entrevistas para validar a análise que foi feita para verificar se há ou não concordância na análise. Desta forma, devem disponibilizar não só a entrevista transcrita a um colega mas tb a grelha que fizeram e esse colega terá de procurar ver que ele faria as mesmas unidades de registo/indicadores e com as mesmas categorias ou não. Esta parte é importante para ter alguém "externo" que verifica da fiabilidade da análise feita.
Na semana entre 24 e 30/1, devem rever a vossa análise com base nos comentários dos vossos colegas. Também será importante que o 1º autor da análise deixe a sua análise em "descanso" uns dias e tente fazer nova análise. De forma a verificar se as categorias e subcategorias que criou se mantêm com as mesmas unidades de registo (verificação da fiabilidade intracodificador).
Finalmente, entre 1 e 6/2 faremos um debate final sobre a discussão de resultados numa investigação e a fiabilidade da investigação.
Bom trabalho!
Bibliografia base - Bardin, L. Análise de conteúdo
ppt da Profª Alda Pereira
Trabalho realizado:
Transcrição da entrevista efectuada a um docente >
Análise da entrevista efectuada >
Realizada a troca da entrevista com o meu colega de grupo, fiz as alterações das propostas e como fiz novamente a análise da entrevista fiz mais algumas alterações, concluindo assim o trabalho >
Analise de Conteudo Retificado
Deixo também o link da verificação que fiz da entrevista do Nuno.>
Verificacao Da Analise Da Entrevista Realizada Pelo Nuno
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