Tema 1 -Fluxograma dos paradigmas da Investigação em Educação


Este tema é dedicado a procurar identificar paradigmas e métodos de investigação em Educação, a definir as etapas do processo investigativo e a traçar as características de um relatório de investigação.

O tema é percorrido pela actividade 1: O processo de investigação, que decorre entre 7 e 31 de Outubro.

A actividade desenvolve-se em quatro partes solidárias e relacionadas entre si.

1º) Pesquisa e estudo individual (1ª semana)


2º) Análise (individual ou em equipa) de uma dissertação de mestrado (2ª semana)


3º) Organização em equipa de um fluxograma relativo ás etapas de uma investigação (3ª semana)


4º) Discussão em fórum dos fluxogramas produzidos; debate sobre as etapas do processo de investigação; debate sobre os métodos de investigação em educação. A discussão decorre entre os dias 26 e 31 de Outubro. (4ª semana)


Questões para trabalho

Quais os paradigmas em que se pode inserir a investigação educacional?

Quais as grandes diferenças entre investigação quantitativa e qualitativa?

Que métodos se podem definir em investigação educacional?

Como caracterizar um estudo de caso em investigação?

Como começar uma investigação?

Quais as características de um bom problema de investigação?

Quais as etapas a percorrer num processo de investigação?

Como deve ser organizado um relatório de investigação?

Como citar as fontes usadas numa investigação?


Trabalho Realizado:

Conclusões da análise da dissertação de mestrado, planificação da investigação:

  1. A formulação do problema de investigação é fundamental. Como vamos investigar, se não sabemos o que vamos investigar????
  2. A revisão da literatura (estado da arte à volta da problemática em que se insere o problema)?
    Uma revisão da literatura.
  3. A selecção do paradigma dominante, vai orientar toda a investigação, emoldura-la e também restringi-la e até facilita-la.
  4. A explicitação dos objectivos da investigação e/ou a especificação das hipóteses de investigação, são muito importantes.
  5. Penso que se deve explicitar os métodos de investigação para facilitar a vida aos leitores e apresentar um produto bem organizado, para além de motivar o leitor a prosseguir com a sua leitura.
  6. A caracterização da amostra, permite-nos, posteriormente, tirar ilações, sobre os resultados da investigação de uma forma mais exacta, isto é, a natureza da amostra pode condicionar os resultados e inclusivamente fazer com possamos ter de recomeçar a investigação, pois poderemos encontrar outras conclusões para além das inicialmente previstas.
  7. A caracterização das técnicas de recolha da informação ou dos dados a recolher e da especificação de como se vão aplicar são da maior importância porque condicionam os resultados da investigação; a forma como se conduz uma entrevista, ou até as condições em que se aplicam os instrumentos de recolha de dados, podem ser determinantes para os resultados da investigação e só se forem à partida, registados poderemos, mais tarde tirar conclusões, sobre a sua influência.
  8. O mesmo se passa com a previsão das técnicas de análise de dados a que se vai proceder.
  9. As referências bibliográficas já trabalhadas, dão, a quem lê o projecto, a ideia do ponto de partida do autor e os conhecimentos de que dispõe e que vão, de certo modo também orientar a sua pesquisa e o seu posicionamento perante o problema e da veracidade de toda a investigação.

Fluxograma:

O nosso fluxograma da equipa e-curiosos, também foi nesta parte do trabalho que eu e o Nuno demos conta que o nosso grupo não éramos 4 mas sim apenas dois elementos.

Fluxogramae-curiosos


Sem comentários:

Enviar um comentário